Alerta: Cresce o número de obesos no mundo!

Alerta: Cresce o número de obesos no mundoEstamos em um mundo mais gordo! É o que aponta uma estatística feita pela Cruz Vermelha Internacional. Cerca de 250 milhões de pessoas no mundo apresentam sobrepeso ou obesidade, sendo que quase todos os países sofrem dessa epidemia, inclusive o Brasil.

A falta de tempo e informação adequada levam as pessoas a trocarem pratos saudáveis por refrigerantes, sanduíches e alimentos industrializados. Alimentos que por são altamente ricos em gordura, sal e açúcar e pobre em nutrientes.

No Brasil o excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1%, ou seja, mais da metade dos homens adultos estão acima do peso. Já as mulheres saltaram de 28,7% para 48%.

O excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade. E de acordo com o Ministério da Saúde é que a tendência é que o problema piore.

Os problemas que surgem

A obesidade é considerada uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no organismo.

O excesso de gordura visceral é considerado um fator de risco maior que o excesso de peso total, pois envolve os órgãos do abdômen. Especialistas apontam que a gordura visceral esta relacionada com doenças graves como diabetes, pressão alta, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é de extrema importância começar a fazer uma dieta para perder barriga rápido, pois a obesidade também esta ligada ao aumento de alguns tipos de câncer, como o de mama, estômago, próstata e intestino.

Soluções para acabar com essa epidemia

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nos últimos anos houve um aumento global do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar. Ao mesmo tempo, ocorreu uma queda na atividade física resultando em uma população mais gorda e com problemas.

E as soluções para evitar e acabar com essa epidemia é se alimentando bem junto com atividade física. Mudanças como essas podem salvar a vida de milhares de pessoas.

Uma alimentação pobre em carboidratos, gorduras e rica em vegetais, frutas e proteínas é considerada o “caminho” para quem busca de uma vez por todas ser saudável.

As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, fibras, antioxidantes e água, elementos importantes para o correto funcionamento do organismo. Entre esses elementos estão a Vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas e a favorecer a cicatrização da pele.

Devido ao seu alto conteúdo em vitamina C, as frutas são uma excelente fonte de antioxidantes, que nos ajuda a lutar contra os radicais livres que envelhecem as nossas células e contribuem para o acúmulo de gordura no corpo.

Já os vegetais são ricos em fibras o que garante uma maior saciedade, fazendo você comer menos do que o habitual. Isso significa que os vegetais são fundamentais em receitas para emagrecer, pois os mesmos são ricos em vitaminas, como a do complexo B.

Ferro, cálcio, fosforo, betacaroteno e potássio fazem parte da lista extensa de nutrientes compostos pelos vegetais. Uma ótima dica é consumir sucos de vegetais como o suco de couve que tem propriedades desintoxicantes e antioxidantes que auxiliam na perda de gordura principalmente da região abdominal, ou seja, suco de couve emagrece e ajuda a perder barriga.

As proteínas são um nutriente encontrado em alimentos, como o ovo, carne ou peixe, que é necessário para pele, ossos, e para o fortalecimento, regeneração e manutenção dos músculos.

Exercícios são fundamentais

Exercícios regulares são fundamentais para combater a obesidade, eliminar as gorduras acumuladas e ajuda o corpo a se sentir melhor no geral. Isso porque o exercício físico diminui o estresse, eleva o humor, melhora a força, movimento, equilíbrio, flexibilidade e ajuda a controlar a pressão sanguínea e açúcar do sangue.

O exercício também ajuda a construir ossos, músculos, articulações saudáveis, ajuda o coração e pulmões a trabalhar melhor e eleva a energia durante o dia e pode ajudar a dormir de noite.

A boa noticia é que para praticar exercícios físicos não é preciso frequentar academia ou morar perto de parques, é possível sim manter a forma dentro de casa, para isso basta praticar os exercícios corretos. Abaixo segue alguns tipos de exercícios que podem ser feito em qualquer lugar, inclusive em seu próprio lar:

É importante começar devagar. O corpo precisa de tempo para se acostumar à nova atividade. E lembre-se prepara o corpo para os exercícios físicos através dos alongamentos.